Temos noites com sono restaurador (atingimos a fase REM) e outras noites com mais dificuldades em dormir, sendo algo natural acontecer numa ou outra. Quando não dormimos o suficiente e seja uma situação recorrente pode afetar a forma como nos sentimos.
Isto porque o sono é o pilar da nossa saúde, a falta de sono e da qualidade deste aumentam a probabilidade de ficarmos doentes fisicamente (dores cabeça ou peso) e ou mentalmente (bem-estar, humor e concentração), na produtividade, bem como nas relações familiares e sociais, assim com probabilidade que aconteçam mais acidentes (trabalho ou condução). Está cientificamente comprovado que por cada hora de sono a menos por noite poderá levar a que a pessoa durante o dia tenha: 14% no risco de emoções negativas; 38% aumento probabilidade de se sentir triste; e/ou 23% probabilidade de usar mais tabaco ou álcool.
Menos de cinco horas por noite dormida poderá levar que a longo prazo haja uma maior possibilidade de a pessoa vir a desenvolver problemas de Saúde Psicológica Assim, uma boa higiene do sono é importante para uma vida mais saudável e permitir melhorar a qualidade da vida da pessoa.