PROCESSO?
Por norma é relatado por alguns clientes que a espera até ao início da primeira sessão tende a gerar alguma ansiedade.
A primeira sessão é, geralmente, um pouco distinta das sessões seguintes. É um momento em que a psicóloga e o cliente se conhecem, é apresentado o espaço onde decorrerão as sessões, será exposto em que consiste a relação terapêutica empática. Caso seja dado seguimento das consultas seguintes é apresentado em pormenor como todo o processo funcionará.
Há sempre a abertura por parte da psicóloga, irá ouvir a pessoa sem haver uma critica ou julgamento. O/A cliente poderá começar a partilhar com total liberdade e honestidade o que o/a levou à sessão. Expor o que se passa na sua vida, que dificuldades ou problemas tem vivido e que o/a possa estar a afetar. Sem reservas, se vai magoar os sentimentos de alguém, danificar uma relação ou ser punido de alguma forma ao demonstrar como se sente, pensa e/ou se comporta.
Na maior parte dos casos, é necessário mais do que uma sessão.
Poderá ser abordado os temas da vida atual e/ou passada. Experiências ao longo do crescimento e percurso educativo, carreira profissional, vários tipos de relações (familiar, relações amorosas e/ou social).
Se no momento a pessoa perceber que não consegue falar de determinado tema que não queira abordar por não se sentir confortável (exemplo, que despoleta emoções fortes) e/ou precise de algum tempo para estabelecer uma relação de maior confiança, por ter acabado de conhecer a profissional, será percebido e respeitado pela psicóloga e a pessoa apenas poderá dizer aquilo que entender querer falar.
Poderá ser importante em algumas situações recolher informações através da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica (a exemplo, questionários) de forma a ficar mais completo a recolha dos dados, para uma avaliação mais precisa. Todo o processo e os passos dados serão sempre debatidos e acordados antecipadamente com o/a cliente.
No resumo do final de cada sessão a psicóloga tende a fazer um pequeno resumo do que foi conversado e tende a dar feedback da situação que está a afetar a pessoa.
Não poderá esperar respostas imediatas às suas dúvidas, questões, problemas e/ou dificuldades porque o apoio da psicóloga não é como a toma de um fármaco, mas acredite, funcionará melhor a médio e a longo prazo porque esta ajuda profissional vai ao foco do seu problema.
Conquanto em alguns casos/situações a pessoa refere que logo na primeira sessão começa ligeiramente a sentir alterações de melhoria, nos seus sentimentos, pensamentos e/ou comportamentos, relativos ao assunto que levou a pessoa a procurar a sessão.
É importante ter sempre expectativas realistas que a psicóloga e o esforço conjunto, baseado na relação que a profissional estabelece com o cliente, pode ajudar a lidar com a sua dificuldade, chegando a soluções que sejam adequadas para a sua situação.
São várias estratégias que pode ser sugerida para lidar com os seus problemas e ajudar a compreender as ligações entre os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, pode existir muitas formas de atingir o mesmo resultado. Não esquecer que cada caso é um caso!