Adolescentes

Fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. A constituição da identidade é vivenciada fundamentalmente na adolescência.

É na adolescência que decorrem várias mudanças significativas dos jovens: físicas, cognitivo e social.  Vivem experiências fortes e por vezes contraditórias, sentem-se crescidos, independestes e capazes de ir à aventura e exploração do meio e em outros momentos tendem a procurar ajuda com as suas figuras de referência, como nos vínculos primários, figuras parentais.

Tende a ser mais na adolescência o surgimento de certas problemáticas:

– Mal-estar social (percebe-se ser difícil estar rodeado de pessoas, revela ser tímido, preferindo estar só, não gosta de conhecer novas pessoas e tem dificuldades em fazer amigos).

– Problemas familiares (discórdia familiar, ciúmes, críticas, raiva, sérios desacordos, ausência de amor/carinho, falta de compreensão e/ou comunicação pobre;

– Problemas escolares (notas baixas, faltas constantes, atitudes negativas para com os professores e desagrado com a escola);

– Indicadores negativos de comportamento (acreditam que os outros não sejam capazes de os compreender ou de se preocuparem com o que lhes acontece);

– Ansiedade (angústia, mal-estar, e transtornos emocionais generalizados);

– Problemas de baixa autoestima (opiniões negativas sobre si próprios, sentimentos menos bons “de inutilidade”, ausência de confiança em si próprio, consciência que tem poucas capacidades para fazer alguma coisa bem, colocando vários defeitos em si próprios);

– Amantes do risco (para se “marcar” na sociedade, entre pares e/ou por ser mais extrovertido)

É assim importante a promoção global da saúde física, psicológica e social do adolescente. Trabalhar em vários aspetos que possa estar a interferir na vida do jovem adolescente para possibilitar a manutenção da qualidade de vida e atitude mais positiva nessa fase. A psicologia poderá ser um contributo fundamental nestas idades e para toda a vida!

Saiba mais sobre...

Como funcionam as consultas adolescentes?

A consulta poderá ser solicitada pelos pais, representantes legais, ou pelo próprio adolescente.

Frequência das sessões: Todas as semanas (1 vez semana) para que o processo tenha resultados. Poderá depois passar a quinzenal (15 em 15 dias) quando já se justificar.

Tempo de duração das sessões de atendimento psicológico: primeira consulta 1:30h e as seguintes 45 minutos.

Quanto tempo dura um tratamento psicológico: É muito variável, não há prazo definido.
Caso seja para avaliação psicológica, pode demorar entre três e cinco sessões.
No acompanhamento / psicoterapia a duração pode ser mais breve ou prolongada de acordo com a história, tempo que demora a se expressar e o problema / dificuldade.

Algumas das...

Temáticas trabalhadas

Ansiedade de desempenho (ansiedade excessiva em situações de avaliação, testes, exames, apresentações de trabalhos)

Desenvolvimento pessoal (autoconhecimento; autoestima)

Problemas emocionais (ansiedade; medos; tristeza, depressão, perdas como luto, divórcio, separação)

Formulário de Contacto

    Adolescência
    Conheça em pormenor algumas das

    Temáticas Trabalhadas

    Novidades
    ENCONTRE AS INFORMAÇÕES QUE REALMENTE IMPORTAM!

    Esteja a par com as últimas

    Have a question?